quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A PUBLICIDADE NOS ANOS 60

Na década de 60 se veiculava muita propaganda boa e criativa, mas também algumas politicamente incorretas veiculadas por empresas como: Coca-Cola, Esso, JWT, Knorr, Gelatina Royal, Leite Moça e Helmann´s que exageravam descaradamente para o público como esses exemplos abaixo:

“Isto faz um bem”, slogan um pouco exagerado. “São tão gostosas que garantem sua fama de boa cozinheira”, a frase sugere uma pequena mentira onde a Knorr faz a comida, mas você pode dizer que foi você quem fez.

Claro que nem de exageros se fez a publicidade dos anos 60, segundo o filósofo e educador canadense Marshall McLuhan (1911 – 1980): “A propaganda é a mais importante forma de arte do século XX”, foi justamente no século XX que a ideia de arte na propaganda ganhou força. No começo do século, na década de 20, por exemplo, era comum se confundir anúncios com reportagens de jornais, ou seja, eram apenas informações. Como a música foi uma forte arma dos jovens para vender os seus ideais, a publicidade não poderia ficar de fora e caprichou nos jingles usando grandes artistas da época como Roberto Carlos e Os Mutantes, como o exemplo abaixo do ano de 1968, um jingle da SHELL estrelado pela banda “Os Mutantes”:




O rádio sendo um forte meio de comunicação dos anos 60, os publicitários usavam muito bem a criatividade nos jingles, como este exemplo da SHEEL acima, mas com certeza essa campanha da maionese Helmmans (apesar de não ser pro público jovem), foi a que mais me chamou a atenção.



André Azambuja

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