quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A IDEOLOGIA PARA OS JOVENS

Ideologia no senso comum são conjuntos de idéias, doutrinas, é uma visão de mundo para o indivíduo como, uma religião onde a pessoa acredita em algo, a ponto de ter todos os seus hábitos voltados para isso.Antes dos anos 60, todos viviam sobre uma ideologia nunca questionada.
Foi então que veio um grande movimento de contracultura, tudo começou na década de 60, os Estados Unidos estava em pós- guerra, onde a transformação provocou muitas mudanças nos hábitos dos jovens .Os jovens que sempre se submeteram a ideologia ensinada por seus pais e diante do contexto de pós-guerra,foram criar sua própria cultura.
Em 62 o mundo conheceu os Beatles, e Elvis que já era muito famoso foram ícones da década de 60 para nova formação da ideologia. Foi então em 69 que houve um grande evento o Festival Woodstock, onde os jovens lutavam pela ideologia do "Paz e Amor". Eles queriam provar que, mesmo as lutas ideológicas e pacíficas podem obter sucesso.

Conheça mais a historia de Woodstock com esse vídeo:


Nos anos 70, a luta perdeu força, o movimento foi marcante mais por poucas vezes obteve resultados, mas a briga pela igualdade, luta pelo meio ambiente, começaram a ser mais freqüentes no dia a dia. As pessoas param de seguir uma ideologia pré formada para formar, criar e acreditar no que lhe desse mais conforto e felicidade, ou ate não ter uma ideologia, como cazuza diz na música "Ideologia eu quero uma pra viver".
As ideologias são ideias necessárias para que as pessoas tenham um sentido para viver, como ter fé em Deus, ou acreditar no Buda. Nos dias de hoje,há diversas ideologias, e utilizamos nossa ideologia para defender comportamentos e ideia.


Grupo "Opinião" censurado.



Mariana Ruschi

1 comentário:

  1. A ideologia,sozinha já consegue afetar todos nós, a forma como pensamos e agimos depende dela. Quando vamos votar, escolher a faculdade ou até mesmo escolher as músicas mais tocadas é a ideologia que nos faz ter esse conforto no que escolhemos e fazemos. Não podemos deixar que a politica dos opressores e oprimidos nos abale, devemos somente pensar no que no faz feliz e seguir a risca, ou nao. Ou seja, tudo depende de uma questao de opiniao, se estamos felizes ou em cima do muro

    ResponderEliminar