quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

MÚSICA NOS ANOS 60

Na música não há dúvidas de que os anos 60 foram muito importantes. Artistas já consagrados no mundo deram continuidade no seus trabalhos, músicos como: Elvis Presley, Ray Charles e James Brown que foram pessoas que marcaram o final da década de 50. Em uma continuação do Rock´n Roll surgiram bandas como Beatles, Rolling Stones, The Who, Pink Floyd, The Doors, Bob Dylan E Jimi Hendrix. Apesar da grande notoriedade do Rock´n roll na época, a década de 60 também foi marcada pelo aparecimento de artistas como: B.B. King, Jhonny Cash e The Beach Boys, além de artistas brasileiros bem consagrados no mundo como "Os Mutantes", que inclusive é uma recomendação do livro "1001 Discos para se ouvir antes de morrer", eles entram com o disco "Os Mutantes" e está sendo recomendado em um livro onde se recomenda Beatles, entre outros de nível musical parecido, mostrando assim a importância da banda.



No Brasil, os anos 60 também tiveram influência do bom e velho Rock´n Roll, mas ao mesmo tempo, havia movimentos nacionalistas da música como o festival que aconteceu em 1967. O festival intitulado de "Festival Nacional da Música Popular brasileira", era uma crítica ao uso de guitarras elétricas e teve a presença dos artistas mais importantes da época: Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Edu Lobo, Roberto Carlos e Sérgio Ricardo. O festival é mostrado no filme "Uma noite em 67"; o que mostra a repercussão e importância de tal evento no país. Não poderia esquecer também dos artistas da época e que sem nenhuma sombra de dúvida marcaram época: Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho, Gal Gosta e Maria Betânia.





Além da importância cultural já pertencente à música por si só, os grandes artistas dos anos 60 foram marcados por suas ideias revolucionárias e muitas vezes lutando por paz, liberdade e igualdade, tema que é visto como atual até os dias de hoje, portanto, muitos artistas que fizeram história nos anos 60 através da música eram pessoas avançadas no seu tempo e já faziam arte com um propósito e um ideal. Ideias que no tempo da ditadura (no Brasil) foram pagas com o exílio e prisão de artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, e alguns dos exilados na época até hoje não se sabe por onde andam.

Sem comentários:

Enviar um comentário