domingo, 27 de novembro de 2011

DÉCADA DE 80

Na década de 1980, o Brasil passava por diversas crises, tantos os movimentos jovens quanto outros haviam tido uma baixa de participação, isso ocorreu também por causa da ditadura que só veio acabar em 1985. Mas não acabou por ai, o movimento Diretas Já, que surgiu em 1984, revolucionou o Brasil para pudéssemos eleger com voto direto.
Porém os jovens não deixaram que o lado “rebelde”, que estava em evidência na época era o rock’n roll, o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal. Cantores como Bon Jovi, Madonna, Cindy Lauper entre outros eram ídolos. Já no Brasil o que se tocava nas rádios eram bandas como Ira, Ultraje a Rigor, Cazuza, Engenheiros do Havai, Biquine Cavadão, que alcançaram o sucesso só nessa década.
Os anos 80 foram marcados pelo avanço na área tecnológica. Os jovens, além das músicas, se divertiam com os jogos de vídeogame, grandes referências eram Super Mário, PAC Man, Donkey Kong .


Não só os comerciais de televisão, mas os cinemas nacionais e internacionais ganharam grande destaque, as comédias picantes onde os jovens se encontravam em cenas constrangedoras foram o grande marco da década.
Lembrada por uma década exótica, com misturas de moda, música e extremo exagero. Os anos 80 deixaram saudades naqueles que viveram e até mesmo naqueles que gostariam de ter vivido naquele tempo.

Jayne Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário