sexta-feira, 25 de novembro de 2011

DÉCADA DE 2000

Quem nasceu na primeira metade dos anos 90, ou antes, com certeza se lembra da euforia que foi passar do antigo para o novo milênio. Os anos 2000 foram marcados por uma total revolução, tanto na política brasileira como na mundial, além de uma revolução na comunicação e na tecnologia. A pressa para se chegar em algum lugar (que até agora ninguém sabe onde é) foi a maior novidade do final da década de 90 e o início do novo milênio. A facilidade para comunicação de todas as formas foi o que mais se aproveitou, fotos, vídeos, textos, livros, pesquisas, e as redes sociais foram algumas das melhorias que a internet trouxe para todos nós, em especial para os jovens. Como já é de costume, os jovens por si só são pessoas curiosas e que tendem a ter ideias novas e que revolucionam, movimentos como o Hippie e PUNK, não me deixam mentir.

Descobrimos planetas, criamos o blue-ray, confirmamos a presença de água em Marte, nos comunicamos com diferentes pessoas em diferentes lugares ao mesmo tempo, podemos ver em tempo real uma pessoa do outro lado do mundo, guardamos informações em pen drive, mandamos e-mail do celular, ouvimos música com um fone sem fio, tiramos fotos em alta resolução, descobrimos a energia solar, e o Brasil é penta campeão mundial de futebol. São alguns dos marcos que se fizeram dentro desta última década. São tantas as novidades que seria impossível me lembrar de todas de uma só vez, mas com certeza a tecnologia que mais revolucionou a forma das pessoas pensarem e se comportarem foram as redes sociais, podemos observar uma revolução vindo a caminho, e vindo através de onde todos nós esperávamos e torcíamos: DA INTERNET.


Um grupo que se auto denomima "Anonymous" é o grupo (ou legião como eles preferem) que tem chamado atenção das grandes empresas, em particular dos políticos corruptos; são hackers, ou piratas da internet, que invadem sites de governo e de grandes empresas para divulgarem seus ideais, em qualquer canal deles na internet, como youtube ou facebook podemos ver que já existe uma organização das pessoas que não aguentam mais a situação atual do mundo. Movimentos como OCCUPY WALL STREET é um exemplo da força desses ideais passados pela internet. No dia 15 de outubro de 2011 aconteceu um movimento mundial, onde dezenas de cidades e países saíram as ruas e gritaram pelo fim da corrupção, e o início de uma democracia real, uma política que visa o benefício do povo e não o seu próprio enriquecimento e bem-estar, e um desses movimento é o "occupy" que toma cada vez mais forças nas ruas dos Estados Unidos. No Brasil é ainda um movimento fraco, mas que ganha cada dia mais seguidores.



Movimentos e grupos como estes citados acima são os exemplos vivos de que a internet mudou, e continua mudando, cada vez mais as pessoas. Além de torcer pra que este movimento chegue ao seu objetivo final, são os fatos que me fazem acreditar cada vez mais, que o ano de 2012, será o ano dos jovens, o ano de uma revolução. Enquanto a maior briga das empresas é pra dominar as redes sociais, os jovens já estão na frente, dominando as ideias e passando isso para as massas, ou seja, não adianta lutar e nem achar o contrário, os jovens sempre estão um passo a frente dos velhos corruptos, e agora é a hora de por um ponto final nesta história de hipocrisia.

André Azambuja

Sem comentários:

Enviar um comentário